Já faz tempo que eu penso em escrever um post sobre luz. Muitas noivas pedem ajuda, sabem que a gente reclama no facebook e fica de mimimi quando tá editando foto com luz ruim e não sabem exatamente o que atrapalha… Então aí vão algumas dicas de luzes que atrapalham a gente.

Obs: Se alguém tiver alguma contribuição ou observação, por favor, fique a vontade para comentar!!! Eu não sou especialista em iluminação, só sei o que fica legal ou não nas fotos, ta? :-)

Luz natural (do sol):

Sobre o horário de cerimônias ao ar livre: É legal marcar no convite pelo menos 30 minutos antes. São os convidados que atrasam (olha a gafe gente! rs), então se planeje para a cerimônia começar no horário que você realmente quer! Evite o horário da transição entre dia e noite. A transição não é boa, é aquele momento em que a luz artificial não ilumina e a natural é muito fraca. Sabe quando você tá na estrada e mesmo com os faróis acesos é difícil enxergar? Pois então! Evite esse horário. Melhor começar antes disso, sol suave e bonito. Pense em pôr-do-sol, analise horário de verão e de inverno.

Luzes artificiais:

Luz âmbar – essa luz pra nós é terrível. Tudo fica laranja. O fotógrafo quer chorar! Sofremos muito pra editar as fotos depois. Acho que se for bem direcionada, nas plantas, árvores em locais externos, tudo bem. Nunca direcione para as pessoas essa luz.

Luz verde – essa luz também atrapalha quando invade nas pessoas, nos doces. (CUIDADO: nas paredes até serve) É aquela coisa… se tiver luz verde na mesa de doces teremos brigadeiro de menta. Luz verde nas pessoas só foto P&B ou foto estilo incrível Hulk.

Luz branca – gente, a luz branca foi inventada quando surgiram as lâmpadas fluorescentes, que são econômicas. Mas hoje temos modelos dessa mesma luz na cor AMARELA. Não tem necessidade de usar essa lâmpada branca em NENHUM ambiente, nem em cozinha, nem em banheiro! Já reparou como ela deixa as pessoas feias? Já ouvi história de luz branca em provador de loja, alguém compra com essa luz? SOCORRO! Nunca misture cores de luz: branca com amarela, por exemplo. Já vi em hotel aqui de Curitiba, um abajur branco e um amarelo. ECA!

Luz na cerimônia – muitas noivas esquecem de pensar nisso! Se o local é escuro, danou-se. :(((( As fotos vão ficar todas escurinhas. Quando a cerimônia não é na igreja: Luz pontual nos noivos é o que fica mais bonito, mas se bem feito, planejado. Não adianta virar uma luz laranja pra eles, ou iluminar só a noiva, ou só o noivo. Peça para iluminar o CASAL igualmente.

Luz em caminhos – (como por exemplo no corredor da igreja, da entrada da cerimônia e em locais escuros) – essa luz que fica embaixo (nos pés das pessoas) estraga foto, estoura a foto (super exposição) quando a pessoa passa do lado da luz e fica escuro quando ela sai, é uma meleca! A gente tenta fotografar da melhor maneira mas é complicado, as pessoas andam rápido e o fotógrafo quer chorar de novo! Sempre tem foto que vai pro lixo. (exceção: velas, elas não estragam)

Luz de pista strobo é foto no lixo, estraga todas! Quando acontece na hora da noiva jogar o buquê eu tenho vontade de matar o cara da luz! MODERAÇÃO com essa luz. Lazer de pontinhos verdes estraga também, deixa todo mundo pintadinho, com sardas.

Luz no bolo (na hora do corte), quando bem feita é ótimo! Mas quando é uma luz só no bolo super forte não conseguimos balancear a fotometria nos noivos com a do bolo, ou estoura o bolo ou o rosto fica escuro. Cuidado!

Luz nas mesas – quando tem iluminação pontual fica lindo, agradável, as pessoas se veem e ao mesmo tempo não quebra o clima, acender todas as luzes do local não é legal, né? Eu indico também velas.

Nós gostamos muito da foto sem flash, mas pra que fique bacana a luz deve ser planejada, com uma empresa especializada, que faça um projeto de iluminação. Não simplesmente em “pontos de luz” nas paredes. Minha dica é: pense bem, investir em iluminação pode fazer muita diferença nas suas fotos, na ambientação do seu casamento. Luz é importantíssimo para que os seus convidados se sintam confortáveis e curtam muito seu casamento, além de garantir fotos lindonas :)

Bjos,

Postado em


Comente




7 responses to “Dica: iluminação em casamentos”

  1. Vivian says:

    Será que esse post teve alguma coisa a ver com o nosso último encontro? :D
    Adorei as dicas!

  2. Giza says:

    Estou mandando agora o link pra empresa que fará a iluminação!
    Valeu Má!
    Beijão!

  3. Sheila says:

    Excelentes dicas, obrigada! E vc leu minha mente Marina! estamos fechando a iluminação esta semana!!

  4. MonyckFerrazEventos says:

    Olá, sou decoradora de eventos e não tenho conhecimento aprofundado na área de iluminação, mas quando a noiva não contrata uma empresa especializada, a tarefa acaba ficando para minha equipe. Gostei muito dessas informações. E, gostaria de sugerir um outro post complementar a esse, com o que indica para melhor iluminar na hora das fotos. Grata.

  5. Fotografia says:

    Tirei várias dicas para o meu casamento, que foi em setembro no Brasil. Tudo correu bem e foi lindo! Era muito simples, com um monte de coisas feitas por mim, inspirados por seus vários cargos. O clima era tão especial. Eu também tenho procurado.

    Fotografo de casamento

Leave a Reply

Theme por Claudio Garcia Meliess.com - todos direitos reservados