Oi gente!
Depois de quase sermos obrigados a parar para descansar, nos obrigamos a tomar várias decisões sobre o nosso trabalho. Principalmente porque se o stress está pegando algo está errado.
Revemos toda nossa forma de trabalho, pesquisamos, pensamos, discutimos e pra ser sincera com vocês até fiquei triste.

Pensamos em contratar estagiários (sim, mais de 1) pois o trabalho está muito puxado por aqui, e mesmo assim ronda a dúvida “Será que conseguimos ensinar? Deixar eles do nosso jeitinho?”

Uma coisa é fato, nós não somos fotógrafos para sermos ricos, não… não mesmo. Não sei se todos sabem como funciona nosso trabalho, mas passa (sem esforço algum) de 8 horas diárias, sem contar os sábados dos casórios (nesses dias chega a 12, 14 horas direto) e não somos remunerados pra tanto não… Aliás, nosso custo é ALTO. Nossos equipamentos (câmeras, lentes e computadores) tem vida útil, normalmente duram 2 anos, então o investimento é CONSTANTE! Os cursos estão mais valorizados, portanto mais caros. E pra se diferenciar nesse meio tão concorrido é preciso estudar, estudar, estudar, estudar, estudar…

Nós somos fotógrafos porque a gente AMA isso! Com todas as nossas forças. De todas as etapas do trabalho…editar, tratar, atender telefone, reuniões, responder e-mail, financeiro, design, álbuns, organização e planejamento, backups… ih.. vai longe… Fotografar é sem sombra de dúvidas a etapa que a gente mais gosta!!! Estamos lá de corpo e alma, nos entregamos para aquele momento, aquelas pessoas, famílias. Queremos contar uma história completa, cheia de detalhes, rica! E pra isso não medimos esforços.

Mas percebemos que a quantidade de trabalho está fazendo com que a gente não tenha a nossa história, com as nossas famílias, sabe? Meus pais, irmãos, tios e avós moram em outra cidade e eu não lembro quando foi o ultimo evento em que estive presente. Acho que no natal eu estava né? :-( Dia das mães, páscoa, dia dos pais… não lembro… tenho a sorte de pais maravilhosos que vem me ver em todos os meus aniversários e me apoiam sempre :-)

Com isso decidimos fazer MENOS eventos por ano. Nos dedicaremos com a mesma vontade, garantindo a qualidade que a gente tanto preza, cuidado pessoalmente dos detalhes, mas também garantindo qualidade de vida, a nossa saúde. Sem desgaste físico, psicológico ou emocional. Virar noites trabalhando não é saudável…

Eu já li muito chororô por causa do VALOR não RECONHECIDO do nosso trabalho, porém eu acredito muito que isso é culpa nossa, nós, fotógrafos, que nos submetemos a trabalhar por menos, para fazer portfólio, para encher agenda. E não queremos isso pra nós.

Portanto nossos valores estão maiores sim, personalização impacta em custo maior e isso é inevitável.

Eu sei que os nossos clientes que reconhecem e valorizam o nosso trabalho entenderão isso, e apoiarão nossa decisão, pois com isso teremos mais vontade e ânimo pra trabalhar e contar as suas histórias com toda a qualidade que merecem :-)

Não será possível atender a todos, e isso me deixa triste, profundamente, mas nós precisamos organizar nosso fluxo pra não atrasar nenhum trabalho, afinal todos os clientes são importantes e pra atender um a mais não podemos prejudicar o outro.

Quero que vocês, nossos clientes, se sintam valorizados com essas decisões, assim como espero que valorizem nosso tempo, nosso estudo, nosso esforço…. e quando abrirem o álbum sintam que valeu a pena!

Postado em


Comente




14 responses to “Decisões que mudam nosso trabalho.”

  1. Gabriela Vorraber says:

    Sabe que eu fiquei imaginando a rotina de vocês no meu casamento… muito puxado, muito estressante! E noivas e família de noivos sempre têm grandes expectativas, o que recai sobre vocês como pressão de fazer um excelente trabalho apesar de tudo, inclusive apesar do cansaço. Estar sempre inspirado é impossível, e cansados é mais impossível ainda. Assino embaixo para a decisão de vocês, e tenho certeza que muitos clientes vão ganhar com isso. Vocês são os melhores que eu já vi, e olha que tô sempre em sites, blogs e em casamentos. Que sigam desfrutando do trabalho, que é o mais importante. Vocês são demais! Muitos beijos, Gabi.

  2. Ariana says:

    Foi uma decisão mais que certa. O trabalho precisa continuar dando prazer para continuar dando tão certo assim!
    Com certeza os clientes que procuram a qualidade que vocês oferecem não vão se importar com essas mudanças!
    Hoje mais do que nunca eu vejo o quanto é importante ter vida, dar atenção para as pessoas que amamos… vocês realmente precisam viver a história de vocês também!
    Sempre desejei e continuo desejando MUITO sucesso na carreira de vocês… e que essa nova fase venha melhor ainda, com fotógrafos mais felizes e mais realizados! ;)

  3. Thais Scremin says:

    Eu apoio.
    Conheço o trabalho de vcs desde o comecinho, desde quando ainda não era Meliess.. e é impressionante o quão visível é a evolução de vcs… das fotos, dos tratamentos, do olhar já malandro de tanto praticar! É trampo, negada! Tá certo! Quando eu penso que vocês são fera, vcs vem com um ensaio mais tesao ainda, com uma cobertura de casamento mais sensacional que todas as outras… vcs não param de me surpreender!!! Que vocês se surpreendam com a vida também.. mas com a de vocês! Que tenham coisas boas, grana, saude, momentos especiais com as pessoas que vcs amam.. que amam vcs!!! Vcs merecem.. e vcs sabem disso! :) Muito, mas muitooo sucesso!!!!!!!

  4. Manu says:

    Vocës estão certissimos, tem que pensar na vida de vocês tambem, a gente corre tanto e quando ve momentos importantes passaram, tenho certeza que esse tempinho a mais pra vcs vai so melhorar o trabalho e as inspiraçoes vao fluir mais e mais, bom eu sou suspeita, afinal sou fã do trabalho de vcs, eheheeheheheeh, desejo todo sucesso do mundo pra vcs, super beijos

  5. Sheila says:

    Decisões difíceis como esta só mostram q vocês são grandes profissionais! Bjosss

  6. Giselle says:

    estão certos, sabendo que vcs estarão mais descansados, sem estresse me faz ficar mais segura ainda com o trabalho de vocês…

  7. Kenia Faria says:

    Parabéns pelo post!
    Isso mesmo, trabalho top = valor top!
    Imagina você comprar uma Land Rover e um carro popular (só para comparação). O custo para fazer a Land Rover é muito, mas muito maior, proporcionalmente ao conforto, charme, beleza, motor, marca, …
    Sucesso para vocês!

  8. Jurema says:

    Má e Anderson,

    Vcs estão corretos, por mais que vocês gostem que estão fazendo a vida é um pacote de um monte de coisas e saber o momento de "mudar" é sábio! Conhecendo os profissionais que são não há como não apoiá-los.

    Abraços,

    Jurema

  9. marinameliess says:

    Gente, obrigada mesmo! O apoio de vocês é fundamental pra nossa decisão! Foi dificil, é dificil dizer não, subir preços… Mas foi uma decisão que precisavamos tomar. Que foi pensada em vocês, nossas noivas, que merecem atenção e dedicação completa! Beijo enorme!

  10. Nani says:

    Como já foi dito aqui, tudo que tem qualidade, tem preço. Sou suspeita pra falar do quanto vejo que vocês se esforçam. Na vida temos o tempo todo que fazer escolhas, e cada vez mais, viver com qualidade é a melhor escolha.
    Vocês estão constantemente mostrando um trabalho maravilhoso, e tem que ter preço, senão…
    Quem já clicou com vocês, sabe disto, e quem ainda não o fez, vai ter que fazer escolhas: se for preço… paciência.
    beijos

Leave a Reply

Theme por Claudio Garcia Meliess.com - todos direitos reservados