Eu tenho uma vaga lembrança de que o assunto já passou por aqui antes, mas depois de tantos pedidos de ajuda resolvi escrever :-)

Imagine você noiva, depois de voltar da sua lua de mel e recomeçar sua vida normal (porque antes de casar você era uma noiva e há quem diga que é uma LOUCURA). Eis que chega na sua casa o famoso DVD com as fotos do casamento!
Ai Meu Deus! Muitas fotos, às vezes mais de MIL FOTOS! Todas editadas, em ordem e numeradas, porque o fotógrafo já facilitou sua vida e retirou todas as fotos de olho fechado e repetidas, né? :-)
E agora? O que fazer? Cortar os pulsos depois de 1 ano porque todas as tias e amigas já cobraram o seu álbum e você ainda não conseguiu escolher????!!!
Calma! Eu entendo, é difícil mesmo! :-) Respira fundo!
Primeiro tenha em mente que o álbum de casamento deve contar uma história! Como estava o dia, onde você se arrumou, quem estava junto. Sua mãe te ajudou com o vestido? Coloca lá!

Minha mãe diz que não lembra do sapato que ela usou no casamento e adoraria ter feito fotos no making of, que ela foi tratada tão bem naquele dia… naquela época não era comum fotografar a noiva se arrumando de bobs no cabelo né?

Você vai querer lembrar de como a cerimônia aconteceu… teve choro? Sorriso? Beijão?

Teve arroz na saída? O álbum tem que contar isso!

E a festa? Como foi? A decoração era bonita? Teve valsa? E o buquê, quem pegou? É amiga ou você nem conhece? Os convidados festaram? Beberam? Estava animado? Vocês dançaram muito ou pouco? Como foi??

É isso que as pessoas querem ver no seu álbum! E você também… daqui a alguns anos vai sentir até saudades! A história deve ter um começo, meio e fim. E por mais que você ame 535 fotos, no álbum é legal colocar um número bem menor, com fotos que realmente resumam como tudo aconteceu, afinal você quer que sua amiga veja TODAS as fotos com a mesma empolgação em que ela abriu o álbum!!!
Se você tem o DVD com as fotos em alta resolução pode imprimir e decorar sua casa todinha com fotos lindas! Pode colocar porta-retratos na sua mesa de trabalho e trocar quantas vezes quiser. Pode mandar para os amigos todas as fotos em que eles aparecem por e-mail. O mundo digital facilitou tudo pra você!

Então vamos para as dicas práticas:

Copie as fotos em baixa resolução (pra ser mais fácil e rápido) para uma pastinha separada no seu computador. Depois disso faça uma seleção e pense em quantidades, por exemplo: 10 % para making of, 30 % para cerimônia, 30 % para protocolos, como corte do bolo, brinde, padrinhos, mais decoração e detalhes e 30% para fotos da festa e convidados. Já vá deixando fora as fotos que você não quer, por exemplo aquele convidado que é primo do namorado da sua vizinha, ele vai ver o álbum? hehehe
Uma coisa que pode ajudar é evitar fotos do mesmo assunto várias vezes, por exemplo: foto da entrada dos padrinhos, foto posada com padrinhos , foto da saída dos padrinhos, foto de todos eles juntos… Foto de cada casal de padrinhos com vocês, os padrinhos com o noivo, as madrinhas com a noiva…. Ufa! Até você cansou, não foi? Tente escolher poucas fotos que resumam cada momento.
Por exemplo 1 foto da noiva chegando, no carro. Uma dela entrando, um de vocês colocando a aliança no outro, 1 foto linda bem grande dos dois se olhando apaixonados … e assim por diante.

Não precisa ser exatamente o momento certo, mas a foto deve contar o que aconteceu :)

O mesmo vale para aquela sessão de fotos que acontece entre a cerimônia e a recepção. Escolha as melhores fotos… afinal o álbum não é um catálogo de noivos :P

Até aí você conseguiu reduzir a umas…. 300 fotos? Ótimo! Mande a sua seleção pro fotógrafo!
Eu gosto quando a noiva pede ajuda :) Pra nós funciona bem. Primeiro porque eu mesma monto o álbum, eu estava presente no dia do seu casamento, sei como tudo aconteceu… E com observações suas, por exemplo, de quem não pode ficar de fora do álbum, ou um detalhe que é muito importante pra vocês, nós, juntos conseguiremos contar uma história bonita, resumida e ao mesmo tempo com conteúdo!
Marque pra tomar um cafezinho, vou adorar te receber e ajudar a escolher.

Para nós o álbum ideal é aquele que dá importância para os momentos, para as pessoas e para as emoções. Com uma linguagem leve e de composição limpa ele ficará bonito por muito mais tempo. Acredite! Modismos passam e o seu álbum fica :)
Beijos

Postado em


Comente




One Response to “Como escolher as fotos do meu album de casamento?”

  1. [...] escrevi um post sobre como escolher as fotos aqui. Se tiver dúvidas leia, tem ajudado bastante [...]

Leave a Reply

Theme por Claudio Garcia Meliess.com - todos direitos reservados